Vereador Alex Matos propõe Festa de Santo Antônio como patrimônio histórico de Barra
Reconhecimento pode garantir acesso a recursos públicos e fortalecer identidade cultural do município.


Tramita na Câmara Municipal de Barra do Garças o projeto de lei que reconhece oficialmente a Festa de Santo Antônio como patrimônio histórico, cultural e imaterial do município. A proposta é de autoria do vereador Alex Matos, presidente da Casa, e visa preservar uma das celebrações mais tradicionais e simbólicas da cidade.
“É a comemoração mais emblemática da cidade. A vila foi fundada em 13 de junho como homenagem ao padroeiro, Santo Antônio, por seu Antônio Cristino Cortes, que liderava o grupo de garimpeiros que originou Barra do Garças”, explicou o parlamentar.
Segundo Alex Matos, o reconhecimento legal da festa permitirá a participação em editais de incentivo à cultura e ao turismo, possibilitando o recebimento de apoio financeiro das esferas municipal, estadual e federal.
“Quando é patrimônio cultural, histórico, turístico e imaterial, ela se cadastra pra receber fomentos públicos. Então ela tá apta a receber”, destacou.
Além do aspecto financeiro, o vereador ressaltou a importância de garantir a continuidade e o fortalecimento das tradições populares por meio do tombamento:
“Tombar esse evento histórico que nós temos é dar condição para que a festa possa receber fomento.”
Com mais de um século de história, a Festa de Santo Antônio é marcada por novenas, procissões e festejos populares, reunindo grande parte da comunidade local. A celebração acontece anualmente, entre os dias 31 de maio e 13 de junho, e é considerada uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas de Barra do Garças.
Por fim, o vereador lembrou que sem o reconhecimento oficial, eventos como esse têm acesso restrito a recursos públicos:
“Temos dezenas de festas religiosas e culturais que pleiteiam recursos públicos, mas sabemos que a gestão não pode atender todas. Com o tombamento, a festa de Santo Antônio terá prioridade e legitimidade para receber esse apoio”, completou.
